A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A diferença foi tema predominante nos filmes de hoje da Mostra Geração



Hoje foi um dia bastante especial na programação da Mostra Geração. No Programa Internacional foi exibido o longa-metragem indiano SOMOS TODOS DIFERENTES e no Vídeo Fórum foram apresentados diversos curtas-metragens, incluindo produções brasileiras, argentina, canadense e norte-americana. A "diferença" foi o tema recorrente nos filmes de ambos os programas.





Na entrada da sessão de SOMOS TODOS DIFERENTES, uma professora que levou um grupo de crianças com necessidades especiais, comentou estar receosa pelo fato do filme ser legendado, o que poderia dificultar a compreensão do filme pelos seus alunos. Mas eis que a magia do cinema se fez presente mais uma vez, e no final da exibição, bastante emocionada, ela agradeceu e disse que todos as crianças que ela levou, entenderam e adoraram o filme.




Enquanto na Sala 1 do Espaço de Cinema a dislexia foi o assunto tratado no Programa Internacional, na sessão do Vídeo Fórum, crianças e jovens também mostraram através do cinema, o seu olhar sobre o preconceito. Um dos destaques foi o documentário O PRECONCEITO CONTRA OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA, produzido pelos alunos da Escola Municipal Epitácio Pessoa. Através de um vídeo simples, jovens estudantes mostraram situações que acabam vivendo ou sendo vítimas, só por serem alunos de uma escola municipal ou estadual. Mas também apresentaram os seus próprios preconceitos.





Outro destaque foi EMO DAY, produção da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ, que narrou uma história de discriminação contra os estudantes emos. E do Canadá veio o curta I AM MYSELF, realizado por meninas de 12 e 13 anos, que trata de homofobia.



O Vídeo Fórum também teve espaço na sessão de hoje para o experimentalismo. O ESPELHO, realizado pelos alunos do projeto Cinema na Escola, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, foi a produção que talvez tenha mais ousado na parte técnica e narrativa. O que mostra que o grupo não queria apenas contar uma historinha, mas experimentar todos os recursos possíveis para a realização de um curta-metragem e também a própria linguagem cinematográfica.

Amanhã tem mais
Mostra Geração. Às 8h, haverá na sala 2 do Espaço de Cinema, em Botafogo, a última sessão do Programa Vídeo Fórum, com a exibição de mais 10 produções realizadas por crianças e jovens. E no Programa Internacional, tem CADÊ MEU IRMÃO? e o curta nacional KATA, às 9h na sala 1, e às 14h30 tem VALO e o curta GOL A GOL, também na sala 1.

Fotos: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: