A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MOSTRA GERAÇÃO APRESENTA NO FESTIVAL DO RIO FILMES FEITOS POR E PARA CRIANÇAS E JOVENS

Mais uma edição da MOSTRA GERAÇÃO do Festival do Rio se aproxima. A partir do dia 24 de setembro, quando o Rio de Janeiro for tomado pela tradicional maratona cinematográfica, crianças e jovens também terão sua vez nessa corrida. A partida começa com uma exibição de abertura com a pré-estreia do filme EU E MEU GUARDA-CHUVA, de Toni Vanzolini, exclusiva para estudantes da rede pública de ensino e de ONGs ou instituições sem fins lucrativos. Para participar basta entrar em contato com a produção da MOSTRA GERAÇÃO e agendar o seu grupo.

Durante 15 dias, o melhor da produção infanto-juvenil mundial será exibida em animadas sessões abertas à todas as pessoas. Para os menores, que ainda não conseguem ler as legendas, os filmes são dublados ao vivo. Curtas-metragens brasileiros abrem cada sessão de longas-metragens estrangeiros. A relação completa dos filmes segue abaixo.

A MOSTRA GERAÇÃO também tem filmes produzidos por crianças e jovens de diversas escolas e projetos sociais: o PROGRAMA VÍDEO FÓRUM. Por essas sessões já passaram nomes que hoje se destacam no meio cinematográfico, como Luciano Vidigal, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro, (5 X Favela – Agora Por Nós Mesmos), Gustavo Melo (A Distração de Ivan) e Felipe Bragança (A Alegria). Jovens realizadores que prometem agitar muito o cinema brasileiro e que este ano se destacaram no maior festival de cinema do mundo, Cannes.

No PROGRAMA VÍDEO FÓRUM serão exibidos 45 vídeos de todos os tipos, estilos e formatos. A criatividade em usar o meio audiovisual para se expressar foi o critério de seleção dos filmes. Além da exibição em uma sala de cinema, no final das sessões os jovens realizadores participam de um debate sobre os seus trabalhos com o público presente. A seleção contempla produções realizadas no Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, Cabo Frio, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Petrópolis, Recife/PE, Piracicaba e Osasco/SP, Palmas/TO, Salvador/BA e até de outros países como Espanha, Argentina e Itália. A programação completa está no post anterior.

E na MOSTRA GERAÇÃO também se aprende a fazer um pouco de cinema na OFICINA GERAÇÃO. Para 2010, a oficina oferecida será de MAKING OF. Jovens de 12 a 18 anos poderão participar e com isso conhecer um pouco mais de como se registra os bastidores de um filme ou de um grande evento como o Festival do Rio. Os instrutores serão os jovens realizadores Cavi Borges, Luciano Vidigal, Gustavo Melo e Abelardo de Carvalho. Todo o material realizado na OFICINA GERAÇÃO será disponibilizado no site do Festival do Rio e no YouTube, além de compor o making of oficial da Mostra Geração.

Fechando a programação, haverá o ENCONTRO DE EDUCADORES, que esse ano irá apresentar em pré-estreia, o longa-metragem DESENROLA, de Rosane Svartman. Essa sessão é exclusiva para professores, que devem confirmar presença antecipadamente com a produção da MOSTRA GERAÇÃO. Nesse dia, após a exibição haverá um bate-papo com a diretora e alguns dos atores do filme.

Muitos filmes, muitas atrações, muita diversão e reflexão sobre o universo infanto-juvenil. É o que promete a 11ª edição da MOSTRA GERAÇÃO do Festival do Rio.

Contatos:

- Para fechamento de grupos de estudantes para as sessões ou confirmação de professores, e informações sobre a Oficina Geração: 21 2539-6142 mostrageracao@festivaldorio.com.br e videoforum@festivaldorio.com.br

- Imprensa falar com Breno Lira Gomes: 21 8754-0952 / blgassessoria@yahoo.com.br

MOSTRA GERAÇÃO - PROGRAMAÇÃO

SESSÃO DE ABERTURA
Dia 24 de setembro, 9h, Cine Odeon BR
EU E MEU GUARDA-CHUVA(*)
(Brasil/2010, 78 min, Direção Toni Vanzolini)

Eugênio, um menino de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, se metem em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua colega de escola que foi seqüestrada pelo fantasma do temível Barão Von Staffen.
(*)Em sessão exclusiva para escolas públicas e ONGs
PROGRAMA INTERNACIONAL
Longas-metragens
CONTOS DA SELVA
(Argentina/2010, 76 min, direção Liliana Romero e Norman Ruiz)
Faixa etária indicada: a partir de 5 anos
Animação. Os animais vêem chegar máquinas que vão derrubar a floresta para construir um condomínio residencial. Liderados pelo Jaguar e ajudados pelo menino Tomy, resolvem resistir aos monstros. Inicia-se então uma grande batalha contra a cobiça e pela preservação ambiental.

BEIJOS
(Irlanda/2008, 72 min, direção Lance Daly)
Faixa etária indicada: a partir de 14 anos
Os vizinhos Kylie e Dylan, de 11 anos, atravessam sérios problemas com suas famílias. Na noite de Natal, Dylan, pressionado, foge de casa e Kylie o acompanha. Partem para o centro da cidade de Dublin, onde vivem uma noite de magia e perigos, de aventuras e descobertas.
ERA UMA VEZ...O REINO DA CONFUSÃO
(República Theca/2009, 95 min, direção Miloslav Smídmajer)
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
A princesa Anette se recusa a casar com o príncipe do reino vizinho, a quem fora prometida desde a infância, mas que considera um tolo. Para impedir o casamento, o pai de Anette inventa uma farsa que vai envolver os habitantes de um mundo diferente e causar uma divertida confusão.
A SUBSTITUTA
(Dinamarca/2008, 93 min, direção Ola Bornedal)
Faixa etária indicada: a partir de 12 anos
A professora de Carl adoece com salmonela e é subs¬tituída por Ulla, uma mestra muito estranha. Para decifrar o mistério, Carl e seus amigos enfrentam situações bizarras. Interessante mistura de comédia, suspense, terror e ficção científica.
HARUN-ARUN
(Índia/2009, 73 min, direção Vinod Ganatra)
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
O menino Harun nasceu no Paquistão e viaja com seu avô, que retorna à Índia. A rivalidade religiosa entre os dois países e a falta de documentos causa dificuldades e os separa. Harun precisa mudar de costumes para esconder sua origem e conseguir ser aceito no novo lar.

CROCODILOS
(Alemanha/2009, 98 min, direção Christian Ditter)
Faixa etária indicada: a partir de 12 anos
Hannes, 10 anos, sonha pertencer ao clube dos Crocodilos. Entrar para o grupo requer provas de coragem. Durante seu perigoso teste de admissão, é salvo por Kai, um jovem em cadeira de rodas. Em suas aventuras, a turma dos Crocodilos descobre que existem muitas formas de coragem.

Curtas-metragens
INFÂNCIA
(Rio de Janeiro / 2009, 3 min, direção Cinema Nosso)
Ao encontrar uma antiga caixa no porão de uma casa, o jovem remexe brinquedos e relembra sua infância.
PIMENTA
(São Paulo / 2010, 13 min, direção Eduardo Mattos)
Não fosse a garrafa de pimenta que seu pai ganhara de presente, seria uma tarde qualquer para Zeca. Mas era uma garrafa linda e muito perigosa.

A LÍNGUA DAS COISAS
(Rio de Janeiro / 2010, 14 min, direção Alan Minas)
Lucas e seu avô vivem no interior e só conhecem a linguagem da natureza. Lucas se muda para a cidade. Ao chegar à escola, precisa escrever. Como?
MEMÓRIA DE ELEFANTE
(Brasília/ 2010, 17 min, direção Denise Moraes)
Dona Inês vive apática. A visita da menina Alice quebra sua rotina. Na junção de infância e velhice, presente e passado, encontram o afeto.

RETROVISOR
(São Paulo / 2010, 15 min, direção Eliane Coster)
Menino lava vidros de carros no farol quando encontra um rolinho de negativos de fotos na rua. Enquanto fantasia o conteúdo, tenta revelar o filme.

A GARRAFA DO DIABO
(São Paulo / 2010, 15 min, direção Fernando Coimbra)
Alfredinho tem 13 anos e uma difícil missão: capturar a garrafa do velho Manuelzinho, pois lá pode estar preso um diabinho.
NA CASA AO LADO
(Brasília / 2010, 7 min, direção Naiara Rímoli)
Peixe Pablo vê as confusões na sapateira da Menina quando os Sapatos percebem a ausência do Pé de Tênis e do Pé de Sandália.

ENCONTRO DE EDUCADORES(*)
Dia 25 de setembro
Horário e local a confirmar
DESENROLA
(Brasil/2010, 88 min, direção Rosane Svartman)
(*)Em sessão exclusiva para professores
Aos 16 anos, a romântica Priscila se vê pela primeira vez sozinha em casa: sua mãe vai viajar por vinte dias. Neste curto tempo, sua vida passa por diversas outras “primeiras vezes”. Ela deseja a todo custo conquistar seu adorado Rafa, porém, Boca, que sonha secretamente em tê-la como namorada, fará todo o possível para atrapalhar. No meio desta confusão de hormônios, sentimentos e expectativas, tudo pode acontecer.

Nenhum comentário: