A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CONFIRA A RESENHA DE A ESTRELA DE COPÉRNICO

Resenha Crítica do longa A ESTRELA DE COPÉRNICO (Gwiazda Kopernika)
Polônia, 2009, 105min.
Direção: Zdzislaw Kudla e Andrzej Orzechowski

Por Roberto Neto e Rosália Duarte

A ESTRELA DE COPÉRNICO é uma animação bem singela, porém, com roteiro muito interessante e, de certa forma, educativo nos padrões didáticos. O longa-metragem trata de maneira fantasiosa a vida de Nicolau Copérnico.

O pai de Nicolau o ensinou, quando ainda era uma criança, que todos possuem uma estrela, e a mesma nasce, cresce e padece conosco, acompanhando-nos por toda vida. Quando ficou um pouco mais velho, Nicolau esperava seu pai voltar de suas viagens mercantis para ver as estrelas em sua companhia, sendo sempre um aficionado pelo céu.

Durante o desenrolar da trama, podemos perceber que Copérnico sempre teve uma relação de proximidade com as estrelas, algo como um Nicolau que sempre será criança e conversará com elas, e, inclusive, com as constelações que regem os signos. O crescimento do personagem independe do crescimento de seu “alter-ego” estelar, porém, o amadurecimento é fruto das experiências estelares dele.

À medida que Nicolau vai envelhecendo, ele começa a se graduar e a desenvolver sua teoria heliocêntrica, que é tratada com cautela, pois, como vivia na idade média, havia o risco de heresia, e ele sempre se mostrara um católico fervoroso.

Ao final do filme, os diretores Zdzislaw Kudla e Andrzej Orzechowski inseriram considerações que enfatizam a ideia de filme biográfico, apesar de toda fantasia ao redor dos personagens.

É filme muito interessante, pois apesar de não possuir técnica sofisticada, o roteiro trata a vida de um grande nome da ciência de uma maneira divertida e irreverente, tornando-o adequado a crianças que possuem curiosidade apurada.

Roberto Neto é estudante de engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e cinéfilo.

Rosalia Duarte possui graduação em Psicologia pela UERJ, mestrado em Educação pela FGV e doutorado em Educação pela PUC-Rio. Atualmente é professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM).

Nenhum comentário: