A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LIÇÕES DE UM SONHO É ATRAÇÃO DE HOJE NA MOSTRA GERAÇÃO

Resenha Crítica do longa LIÇÕES DE UM SONHO (Der Ganz Grosse Traum)

Alemanha, 2010, 113min.

Direção: Sebastian Grobler



Por Bia A. Porto e Raphael Dias Nunes

A origem do futebol na Inglaterra, no século XIX, é bastante conhecida. Mas como o esporte se espalhou e conquistou “todos os corações do mundo” não foi uma história de amor à primeira vista na vizinha Alemanha. O longa LIÇÕES DE UM SONHO se passa exatamente no ano de 1874, quando o país recém unificado vivia sob o regime militarista, nacionalista e pragmático do chanceler Otto von Bismarck.

O festejado Daniel Brühl, de Adeus, Lênin! e Bastardos Inglórios, vive o jovem Konrad Koch que chega a uma pequena cidade para lecionar a língua inglesa em uma escola para meninos. Mas ele começa a ter dificuldades para driblar o preconceito dos alunos diante de qualquer ensinamento que fugisse do ideal prussiano exaltado na época. Diante do dilema, o professor encontrou uma saída: ensinar o idioma através dos fundamentos do futebol. E então, outros problemas surgem, a proibição do novo esporte passa a ser uma constante ameaça.

O roteiro é simples. De certa forma, já sabemos como a história irá terminar, afinal todo mundo sabe a importância que o futebol tem hoje para os alemães. Mas o drama traz um debate interessante sobre as dinâmicas das identidades nacionais: como padrões de preconceito e resistência se perpetuam e o quanto a perspectiva da interculturalidade contribui, em especial para as escolas. O futebol trazia fundamentos como respeito mútuo, jogo limpo (fair play), trabalho em equipe, inclusão e capacidade mobilizadora. E a Alemanha, que marchava em direção a duas guerras mundiais, ignorava estes aspectos do jogo, mais preocupada em inventar e impor sua própria cultura. No entanto, os jovens alunos do professor Koch, uma turma desunida, transformam-se em um time. E o futebol, no esporte mais popular do mundo.

Bia A. Porto é mestranda em Educação e integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM), coordenado pela professora Rosalia Duarte e vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio. Raphael Dias Nunes é jornalista, colaborador da Revista FUT LANCE!, cinéfilo e apaixonado por futebol.

Nenhum comentário: