A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NÃO PERCA HOJE O FILME BUNNY DROP

Resenha Crítica do longa BUNNY DROP

Japão, 2011, 115min.

Direção: Hiroyuki Tanaka

Por Bia A. Porto

Bunny drop, em inglês, é uma expressão para um coelhinho que chora, como a menina Rin, de 6 anos, que derrama uma lágrima no funeral de seu pai, o avô de Daikichi, rapaz já com seus 20 anos.

Quem será a mãe de Rin? Quem vai cuidar dela agora, pergunta a família. Ninguém sabia sequer da existência da menina até aquele dia. Todos achavam melhor encaminhá-la para um orfanato. Num impulso, Daikichi decide adotar a tia temporã.

Este é um filme para criança ou sobre criança? Ou sobre e para jovens pais? Ou para jovens - desde os adolescentes - sobre o que significa cuidar de uma criança? Todas as alternativas são verdadeiras, assim como BUNNY DROP é um filme para pais coroas, pais-avôs, avôs e todas as mães, até mesmo aquelas que se afastaram de seus filhos pelos mais diferentes motivos.

Que loucura foi esta opção de Daikichi! Criança tem que comer, se vestir, ir para a escola; fica doente, faz xixi na cama... Criança é simples e ao mesmo tempo são seres “surpreendentemente sofisticados por dentro”, como bem observa um colega de trabalho de Daikichi.

E jovens precisam trabalhar, e namorar, e Daikichi sonha com as modelos das revistas em ótimas sequências, em que aparece dançando acaloradamente com as musas da publicidade. E de repente, este jovem precisa abrir mão do futuro que ele estava construindo. Ele precisa de mais tempo para o futuro de Rin e percebe que isto é o seu presente.

A fotografia delicada torna poética a narrativa das descobertas desses dois jovens. BUNNY DROP é lindo!

Bia A. Porto é mestranda em Educação e integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM), coordenado pela professora Rosalia Duarte e vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio.

Nenhum comentário: