A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

UM DIA NA MOSTRA GERAÇÃO


O dia 17 de outubro de 2011 ficará marcado na vida dos alunos da professora Janete Ribeiro, do Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador. Foi um dia bem atípico para todos eles. Bem cedo estavam na sala 2 do Estação SESC Rio conferindo os filmes do Programa Vídeo Fórum. Foram para conhecer, assistir os curtas-metragens realizados por outras crianças e jovens, da mesma idade ou até mesmo mais novos do que eles. Participaram do debate ao final da sessão e ficaram por dentro de como é produzir um filme com a turma da escola.
De Botafogo os estudantes seguiram para o Armazém da Utopia para participar da Oficina Geração – Making Of. Ficaram encantados com o que viram: figurinos e cenários de novelas, ali tão pertinho. Tudo muito novo, inédito para eles. E o que não esperavam era encontrar ali, tão próximo deles, o ator Selton Mello e a atriz Sophia Reis. Correria geral para fotos e autógrafos.

Selton Mello com os alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga

Sophia Reis e os alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga
Para a professora Janete Ribeiro a escola não pode ser mera transmissora de imagens, mas também deve produzir imagens. E por isso ela levou seus alunos na Mostra Geração. Há 5 anos ela freqüenta as sessões da Mostra Geração e acredita que levar seus alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga serviu como estímulo para que no futuro eles possam produzir e enviar seus vídeos para participar do Festival do Rio.
- Se ver nas imagens, produzidas por eles mesmos, é algo que levanta a auto-estima de cada um desses estudantes. Alguns já produzem vídeos, desenvolvem trabalhos de edição. Eles adoraram participar do Vídeo Fórum e viram que não é nada fácil realizar um filme de 3 minutos. Ter ouvido outros estudantes, a experiência vivida por eles, os estimula a querer estar naquela mesma posição – declarou a professora.

Professora Janete Ribeiro
A turma, de 20 alunos, participou da Oficina Geração – Making Of e realizou um vídeo falando sobre a cenografia montada no Armazém da Utopia. Maria Rita Santana, de 12 anos, foi uma das responsáveis em fazer o roteiro, elaborar as perguntas para os entrevistados. Atenta a tudo que acontecia no Armazém da Utopia, também não perdeu a oportunidade tirar uma foto ao lado do Selton Mello. Mas segundo ela, o que mais gostou nessa experiência de passar um dia na Mostra Geração foi assistir uma variedade de curtas interessantes.
- Assistir vídeos produzidos por crianças de outros lugares, outros países inclusive, foi bem inspirador. Gostaria de ter a oportunidade de um dia fazer um filme legal. Mesmo que com poucos recursos, mas com os meus amigos. Pois o cinema une as pessoas – comentou a jovem.

Para Fernando Costa, de 13 anos, colega de classe de Maria Rita, o Vídeo Fórum é muito importante pois apresenta uma nova geração de realizadores e proporciona uma troca de idéias, o que para alguém que está começando é bem importante. Ele já tem experiência com edição de vídeos. Curte o trabalho de edição e faz questão de colocá-los no YouTube. Na Oficina Geração colaborou em diversas áreas, além da edição. Contribuiu na produção e na filmagem.
- Eu acho que fizemo um bom trabalho. Todos ajudaram um pouco. É difícil criar um vídeo em pouco tempo. Foi uma grande responsabilidade para todos nós – falou Fernando.

Maria Rita Santana e Fernando Costa
No fim do dia, com o vídeo da Oficina Geração realizado, o que ficou para Maria Rita, Fernando e toda a turma é que no ano que vem eles querem estar ali de novo. Participando da Mostra Geração. Só que agora, exibindo um filme realizado por eles.

Estudantes do Colégio Brigadeiro Newton Braga na Oficina Geração - Making of

Fotos: Adamo Granato

Nenhum comentário: