A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MOSTRA GERAÇÃO, FORMANDO O OLHAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Mostra Geração chega ao 13º ano comprovando o seu papel formador na vida de crianças e jovens que passaram e que ainda vão passar por suas sessões. Uma das atrações do Festival do Rio, a Mostra Geração é a porta de entrada para o público infantojuvenil no universo cinéfilo. É aqui que muitos deles terão contato pela primeira vez com cinematografias distantes, diferentes do que estão acostumados a assistir ocasionalmente nos cinemas.

Nós achamos muito importante esse contato com cinematografias de todo o mundo, com a diversidade cultural e estética que isso implica. Empreendemos a busca de filmes que surpreendam, que possam deflagrar novas visões de mundo, novas reflexões – comentou Bete Bullara, coordenadora e curadora da Mostra Geração  ao lado de Felícia Krumholz

As curadoras assistiram mais de 100 filmes para chegar às 8 (oito) produções que serão exibidas no Programa Internacional, durante o Festival do Rio. Filmes que irão agradar todas as idades, inclusive os adultos.

O HOMEM DA LUA

Serão apresentadas produções da Alemanha, Irlanda (A MORTE DO SUPER HERÓI), Noruega (GOLEIRO DO LIVERPOOL), Dinamarca (PERDIDO NA ÁFRICA), França(O HOMEM DA LUA), Holanda(A LISTA SECRETA), Bélgica, Suíça (O QUADRO) e Polônia (A FILHA DO INVERNO). O Brasil marcará presença através do documentário VIRANDO BICHO, dirigido por Alexandre Carvalho e Silvia Fraiha, e de 9 curtas-metragens: REGANDO BIGODES, de Thaís Vasconcelos; O QUE ACONTECE NA SALA DO DIRETOR, de Paulo Vivan; MEIO A MEIO, de Danilo Amorim; A VARINHA MÁGICA, de Ramon Farias; OS DONOS DA MATA, de Luciana Bezerra; MEU AMIGO, MEU AVÔ, de Renan Montenegro; MISSÃO ESTELAR, de Raphaela Teles; MAÇÃ, de Pedro Paulo de Andrade; A BAGUNÇA ETERNA, de Clarissa Appelt, vencedor do Concurso Curta Criativo 2011.

MEU AMIGO, MEU AVÔ

Outros dois longas brasileiros estão programados no Encontro de Educadores: COLEGAS, de Marcelo Galvão, e VOCACIONAL – UMA AVENTURA HUMANA, de Toni Ventura. A proposta aqui é aproximar o professor de filmes que possam contribuir não só na sua formação como educador, mas também colaborar para o seu trabalho em sala de aula. COLEGAS será exibido no dia 29 de setembro e VOCACIONAL - UMA AVENTURA HUMANA no dia 6 de outubro. Ambas as sessões irão acontecer na sala 3 do Estação SESC Rio, em Botafogo, às 9h30. Após as exibições serão realizados debates com os diretores dos filmes. 

VOCACIONAL - UMA AVENTURA HUMANA

A Mostra Geração foi pioneira no Brasil em abrir espaço para que estudantes de até 18 anos exibissem seus filmes, ao criar o Programa Vídeo Fórum. Nesses 13 anos muitos curtas foram exibidos, do começo em VHS até o formato digital atual. O Programa Vídeo Fórum é a primeira oportunidade para que esses jovens realizadores apresentem numa tela de cinema os seus trabalhos. E segundo Bete Bullara, o Programa Vídeo Fórum não se resume apenas à exibição dos filmes, mas também na troca de experiências, no debate, onde cada realizador pode apresentar seu trabalho e ainda ouvir o que acharam dele. 

- Os jovens já têm colocado a mão na massa há um bom tempo, criando suas próprias obras. O fato de terem acesso cada vez mais fácil aos meios de produção cristaliza também a necessidade de maior conhecimento da linguagem audiovisual, de saber da eficácia com que as ideias que desejam compartilhar surjam realmente na tela – declarou Bete.

Mostra Geração é uma das atrações do Festival do Rio. Sua programação será concentrada nas salas 1 e 2 do Estação SESC Rio, em Botafogo. Haverá também, nos dias 5 e 6 de outubro, sessões no CineCarioca Nova Brasília, localizado no Complexo da Maré. 

Confiram abaixo os trailers dos filmes do Programa Internacional:

O quadro

A lista secreta

Goleiro do liverpool

A morte de um super-héroi

Perdido na áfrica

Filha de inverno

Virando bicho

O homem da lua

Nenhum comentário: