A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sábado, 29 de setembro de 2012

MOSTRA GERAÇÃO LEVA ESTUDANTES AO CINEMA


A Mostra Geração 2012 já começou. Ontem, dia 28 de setembro, a primeira sessão estava lotada. O público correu para a sala 1 do Estação SESC Rio para conferir o filme A MORTE DE UM SUPER HERÓI, de Ian FitzGibbon. E hoje tem mais. O Encontro de Educadores apresenta o filme COLEGAS, de Marcelo Galvão. Além de conferir o filme vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2012, os professores ainda irão debater o filme com o diretor e o ator Breno Viola.

 Estudantes na sessão de abertura da Mostra Geração

E para falar um pouco mais sobre a Mostra Geração 2012, conversamos com a coordenadora e curadora Bete Bullara. Confiram abaixo o nosso bate-papo.

Como você define a Mostra Geração?

Mostra Geração  segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, é um convite às crianças e jovens para que entrem no universo do cinema, tomando contato com outros tipos de obras, diferentes das que eles vêem com mais frequência nas salas comerciais ou na TV. Nós achamos muito importante esse contato com cinematografias de todo o mundo, com a diversidade cultural e estética que isso implica. Empreendemos a busca de filmes que surpreendam, que possam deflagrar novas visões de mundo, novas reflexões. Para que essa proposta se concretize, criamos várias ações: a Mostra Internacional, os Encontros de Educadores, o Vídeo Fórum e as Oficinas Geração.

Qual a importância do Vídeo Fórum?

Os jovens já têm colocado a mão na massa há um bom tempo, criando suas próprias obras. Faltava um espaço onde eles pudessem ter seus filmes exibidos em tela grande, vistos e comentados por outros jovens. O fato de terem acesso cada vez mais fácil aos meios de produção cristaliza também a necessidade de maior conhecimento da linguagem audiovisual, de saber da eficácia com que as ideias que desejam compartilhar surjam realmente na tela.
Após tantos anos, este é o 13º, já temos algumas respostas da importância que o programa Vídeo Fórum teve para seus participantes, sabemos que teve a função de fazer pensar, criou o desejo de aprofundamento no assunto. Este ano temos a sessão O Vídeo Fórum tem História, com depoimentos de pessoas que participaram de várias edições e hoje estão em outro patamar como realizadores, como a Manaíra Carneiro, por exemplo.

O que você destaca na programação 2012?

Dentro das várias ações, podemos destacar os Encontros de Educadores, com filmes excelentes, que conduzem a boas reflexões, com a presença dos diretores: COLEGAS, de Marcelo Galvão e VOCACIONAL – UMA AVENTURA HUMANA, de Toni Venturi. 
O Programa Internacional tem filmes escolhidos a dedo e podemos dizer que a safra 2012 está maravilhosa no cinema internacional. Vale destacar a obra prima O HOMEM DA LUA, uma animação delicadíssima, para todas as idades, com crítica social ácida e momentos de grande lirismo. Vamos encontrar lirismo também na produção irlandesa/alemã A MORTE DE UM SUPER HERÓI, com direito a momentos de humor dentro de um drama. Enfim, a programação toda está muito boa.
 O Homem Da Lua

Qual a sua avaliação dos 13 anos da Mostra Geração?

Acho que faz jus ao nome: em 13 anos uma geração inteira já cresceu e deve estar frequentando as outras mostras do Festival. Conseguimos acompanhar alguns dos nossos antigos clientes, mas claro, não todos. Creio que muitos que passaram pelas nossas salas gostaram da experiência. Muitos professores também mantiveram um contato frequente, tanto nos Encontros de Educadores como trazendo suas turmas ao Vídeo Fórum, à Mostra Internacional ou às Oficinas Geração.

Fale como é o público da Mostra Geração, que não se resume apenas às crianças e jovens.

Fora nosso público preferencial, temos também sempre (alguns ano após ano) um público adulto, que gosta dos filmes que apresentamos. Eles aparecem sempre, mesmo nos filmes que têm dublagem ao vivo, para crianças bem pequenas. Não podemos esquecer que a Mostra Geração atende de 5 a 18 anos. Isso significa que temos alguns filmes com temáticas orientadas a um público de maior faixa etária.
A equipe da Mostra Geração 2012 dá as boas vindas para a galera e a galerinha


Fotos Mostra Geração: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: