A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ENTREVISTA COM NURIA AIDELMAN, DO PROJETO CINEMA EN CURS


De passagem pelo Rio de Janeiro para participar de um congresso organizado pelo INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Nuria Aidelman, codiretora do projeto Cinema en Curs, na Espanha, ela conversou com o blog da Mostra Geração, sobre a importância do cinema como ferramenta educacional. Desde 2008 o Cinema en Curs participa da Mostra Geração com os filmes realizados em suas oficinas. Em 2012, o selecionado para o Programa Vídeo Fórum foi CIUTAT ESTRANYA / CIDADE ESTRANHA, produzido pelos estudantes do Instituto Julia Miguell, em Badalona, Espanha. Confiram abaixo o bate-papo com Nuria Aidelman.


O que é o projeto Cinema en Curs? E sua importância?
É um programa de pedagogia com o uso do cinema nas escolas e institutos. Foi iniciado pela Associação A Bao A Qu (www.abaoaqu.cat) em 2005, com um duplo propósito: trazer as crianças e jovens para o mundo do cinema como arte e cultura, e explorar o potencial pedagógico do cinema na sala de aula.
"Cinema en Curs" é dividido em quatro eixos: 1) a introdução do quesito filme/cinema nas escolas ou instituiçoes/colégios do trabalho dos profissionais de cinema (produtores, cineastas, editores, escritores ...) que oferecem oficinas, juntamente com uma equipe de professores dentro do horário/grade escolar e, 2) a relação entre a prática criativa e a visualização de filmes de todas as culturas os tempos , sempre na versão original com legendas, 3) a construção do projeto como um gerador de proposta de pesquisa, materiais e metodologias extensíveis a qualquer contexto educacional, 4) a formação de professores equipando-os com as ferramentas instrumentais e metodológicas para a transmissão de bom cinema, integrando-o no currículo escolar e enriquecendo os modos de aprendizagem (para além de cinema).
Há quanto tempo você participa do Cinema em Curs?
Codirijo o projeto desde o seu lançamento em 2005. Além disso, desde então, ministro oficinas com crianças e jovens
De que forma o cinema pode contribuir para a formação de crianças e jovens?
Ao longo dos anos, o Cinema en Curs tem moldado uma metodologia de trabalho. onde o rigor cinematografico é diretamente proporcional ao valor pedagógico.
Modo de criação própria de cinema, habilidades, atitudes e exigencias específicas, tornam o cinema um aliado de primeira ordem para trabalhar questões fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Através de cinema podemos trabalhar a criatividade, a capacidade de inovar, a atenção para as coisas que acontecem no dia a dia e a capacidade de aprecia-las, a autonomia e a capacidade de cooperar e trabalhar conjunto, a responsabilidade individual e coletiva, a auto-estima, a ilusão, o rigor, as expectativas sobre si mesmo e sobre o grupo , o conhecimento, o reconhecimento e o respeito por/das diversas realidades, a reflexão sobre as próprias emoções e as dos outros, a capacidade de argumentar, ouvir e diálogar.
Além disso, a metodologia de nosso trabalho propicia a oportunidade ao aprofundar um trabalho de falar e escrever: Os estudantes preparam textos descritivos, poesia, narrativas, expressam idéias e emoções  aprendem a argumentar, discutir, refletir, valorizar tudo...
Na medida em que entre as tarefas fundamentais da escola é incentivar essas habilidades, formar sensibilidades, permitindo que os jovens criem laços afetivos, criativos e analíticos da realidade. Que façam links com aqueles que nos rodeiam. O cinema pode fazer muito.
O que você acha da proposta da Mostra Geração de abrir espaço para a exibição de filmes produzidos por crianças e jovens?
É uma bela iniciativa: projetar filmes em um cinema, descobrir e explorar o mundo de outras crianças e jovens e, acima de tudo, permitir o diálogo e a reflexão sobre a criação, processos de trabalho, deles e dos outros.
Qual o seu conselho para os jovens realizadores brasileiros, que irão participar do Vídeo Fórum 2012?
Que confiem  em seu trabalho, Que sejam rigorosos em seus filmes. Isso posto... Acredito que o filme irá responder às suas expectativas.

Foto: Breno Lira Gomes

Nenhum comentário: