A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PROFESSORES TAMBÉM TÊM VEZ NA MOSTRA GERAÇÃO


A cada edição da Mostra Geração a parceria com professores da rede pública e particular de ensino é essencial para o seu sucesso. São os mestres os responsáveis, em muitos casos, em proporcionar aos estudantes, a oportunidade de ir ao cinema assistir um filme produzido em lugares distantes como Noruega, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, França. O professor tem consciência que a sétima arte é uma ótima forma para fazer com que seus alunos conheçam novas culturas, idiomas e ambientes.

Sessão do filme COLEGAS.

E a participação dos professores não se resume apenas em levar seus estudantes para as sessões do Programa Internacional ou do Vídeo Fórum. Todos os anos, a Mostra Geração promove o Encontro de Educadores, que consiste em uma sessão exclusiva para os professores. As curadoras Bete Bullara e Felícia Krumholz tem o cuidado de selecionar para o Encontro filmes que dialogam com o cotidiano da sala de aula, que podem contribuir para os ensinamentos, que geram uma reflexão. Na edição 2012 serão realizados 3 Encontros. O primeiro aconteceu antes mesmo do Festival do Rio começar, no dia 1º de setembro, com a exibição do filme UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA, de Thierry Binisti. Nesse dia também foi apresentada aos professores a programação da Mostra Geração.


O segundo Encontro de Educadores aconteceu no dia 29 de setembro, com a exibição do premiado COLEGAS, de Marcelo Galvão. Em uma bela manhã de sábado, Marcelo e o ator Breno Viola, participaram de um emocionante debate, que contou com a presença de diversos professores. Para Marcelo Galvão, exibir o seu filme para uma plateia tão especial, é essencial para o sucesso do seu filme.

- O Encontro de Educadores é importante, pois o público é formado por professores, formadores de opinião, que podem muito colaborar para que COLEGAS chegue a mais pessoas. Recomendando e debatendo o filme com seus alunos, por exemplo – comentou o diretor.

Felicia Krumholz, Breno Viola, Marcelo Galvão e Bete Bullara

O terceiro Encontro de Educadores acontece sábado, no dia 6 de outubro, às 9h30, na sala 3 do Estação SESC Rio. O filme que será exibido é VOCACIONAL – UMA AVENTURA HUMANA, de Toni Venturi. Exclusivo da Mostra Geração, o documentário conta a história dos Ginásios Vocacionais, uma experiência de ensino integrado e libertário, onde os alunos, junto dos professores, também eram protagonistas. O diretor Toni Venturi, ex-aluno dos Ginásios Vocacionais, virá especialmente ao Festival do Rio debater o seu filme com os professores. A mesa de debate contará também com a participação da Profª Drª Ieda Tucherman, que no Rio de Janeiro foi aluna de um modelo similar de formação educacional, o Colégio de Aplicação.


Os professores interessados em participar devem garantir sua vaga através dos telefones (21) 3035.7101 / 3592.0434 / 2539.6142 ou do endereço eletrônico mostrageracao@festivaldorio.com.br. As reservas deverão ser feitas até sexta-feira, dia 5 de outubro, às 16h. A entrada é gratuita para os educadores, mediante apresentação de documento profissional.

Fotos Mostra Geração: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: