A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TONI VENTURI EXIBE E DEBATE O FILME VOCACIONAL NO ENCONTRO DE EDUCADORES


No último sábado, dia 6 de outubro, professores das redes estadual, municipal e particular de ensino participaram de mais um Encontro de Educadores da Mostra Geração do Festival do Rio. Educadores e convidados lotaram a sala 3 do Estação Sesc Rio para assistir ao documentário VOCACIONAL – UMA AVENTURA HUMANA, que conta a história dos ginásios educacionais, uma experiência de ensino vivida em São Paulo nos anos 60. O encontro contou com a presença do diretor Toni Venturi, ex-aluno do Ginásio Oswaldo Aranha. Após a exibição houve debate com a presença da professora doutora Ieda Tucherman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

A professora de Língua Portuguesa, Rosana Márcia Alves Soares, considerou o trabalho do diretor Venturi um documento importante para que os profissionais ligados a essa área conheçam, cada vez mais, experiências educacionais já realizadas com sucesso.

– Foi muito bom saber que esse projeto existiu. Acho que precisa ser visto por todos que se interessam pela educação pública.

A professora Elizabeth Caldas de Almeida achou muito interessante a oportunidade de discutir uma experiência desconhecida por muitos.

- Achei o filme maravilhoso. Ele fala de uma escola que todo educador quer. Ouvi frases colocadas por mim junto aos meus alunos no dia a dia do meu trabalho, frases que falam de o aluno ser o sujeito da própria história. Parecia que eu tinha feito parte desse grupo.

Ieda Tucherman, Toni Venturi e Felicia Krumholz

Ieda Tucherman observou a importância de o filme mostrar ser possível termos uma educação que mantenha o espírito crítico do aluno, despertando sua curiosidade.

– O documentário mostra uma escola que produz cultura, que não tem os moldes de disciplinas fechadas e que ao mesmo tempo faz aprender a pensar e refletir. 

O diretor falou da experiência de participar da Mostra Geração e observou a qualidade do debate e o interesse dos educadores pelo trabalho. Contou também que o trabalho de registrar a experiência dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo – que funcionaram nas cidades de Americana, Batatais, Barretos, Rio Claro, São Caetano do Sul e São Paulo, entre 1962 e 1969 – nasceu, sem pretensão alguma, em uma reunião de estudantes do Oswaldo Aranha.

– O objetivo era deixar um registro do que foi a pedagogia vocacional daquela época. Até que eu encontrei na biblioteca da Escola de Comunicação de Arte da USP um rolo de filme do trabalho de formatura da primeira turma da ECA, de 1969. O trabalho deles foi sobre as escolas vocacionais. Esse material de época mostrava tudo o que estávamos falando: o que fazíamos durante o dia, seja trabalhando em artes industriais ou em artes plásticas, com todas as matérias integradas. Foi o momento que o projeto começou a adquirir o formato profissional.

 Debate do filme VOCACIONAL

O diretor explicou que o documentário será disponibilizado em DVD e no circuito educacional, com o objetivo de provocar a reflexão e vai chegar à sociedade brasileira em 2013, em dois episódios, na TV Sesc e na TV Brasil.

- O projeto está indo muito além do que eu imaginava. Ele emociona as pessoas e eu gostaria que provocasse a reflexão sobre essa preocupação maior do Brasil que é a educação pública – finalizou.

Os interessados em conhecer o documentário podem acessar o site da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Vocacional – www.give.org.br – e obter informações sobre como adquirir o DVD.

Profª Drª Ieda Tucherman, as curadoras da Mostra Geração Bete Bullara e Felícia Krumholz, e o diretor Toni Venturi

Fotos: Conrado Krivochein

Nenhum comentário: