A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

sábado, 20 de setembro de 2014

A Guerra dos Mundos - Resenha de "Dixie e a Revolução dos Zumbis" por Bia Porto


No filme de 2011 “Papá, soy una zombi” (de Joan Espinach e Ricardo Ramón), Dixie, uma adolescente gótica, vira uma morta-viva, mas consegue retornar ao mundo dos mortais ao derrotar a vilã Nebulosa.  Tudo isso é contado no acelerado prólogo de Dixie e a Revolução dos Zumbis, a continuação da série da boneca Dixie que integra a programação Internacional da Mostra Geração 2014. Agora Dixie é uma garota popular na escola, sem abandonar seu estilo dark! Ela está se dando bem com a mãe e tudo parece caminhar da melhor maneira possível.
Porém, Dixie e a Revolução dos Zumbis é um filme de aventura e, logo, nossa heroína está novamente às voltas com muitos conflitos. “Quem convidar para a festa do dia das bruxas?” Não é simples a questão, é central na adolescência (e será que algum dia deixa de ser?). É uma pergunta que nos faz olhar para dentro de nós e para os outros, gera outras dúvidas e as respostas certas geram autoconhecimento. Este dilema básico dispara um roteiro com muita ação, muitas tramas e camadas, Dixie está dividida entre dois mundos.
A animação 3D traz personagens com sentimentos e atitudes incrivelmente reais, os pais são imperfeitos e até os amigos zumbis de Dixie são extremamente humanos. Apenas a grande vilã tem um caráter mais simples. Mas enquanto Nebulosa só trabalha para o mal, Dixie, circulando entre o mundo dos mortais e o dos mortos-vivos, descobre que tem um coração enorme. O longa-metragem vai agradar mais ao público pré-adolescente, pois além de falar com humor dos assuntos que interessam a esses jovens, o tratamento estético explora o colorido mais vibrante dos tons sombrios do mundo das trevas. Destaque para os efeitos sonoros que envolvem o espectador em uma atmosfera de mistério e que vai prender a garotada na poltrona da sala escura.


Bia A. Porto é formada em cinema pela UFF e mestre em Educação pela PUC-Rio

Nenhum comentário: