A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina.

Esse ano estamos celebrando 15 anos.

São vários Programas:

O Internacional, inclui longas vindos de várias partes do planeta/do mundo com temáticas focadas nas crianças e nos jovens.

O Vídeo Fórum apresenta e debate os trabalhos produzidos por eles mesmos. É o momento de ver na tela grande a sua própria produção.

Além disso, a Mostra Geração oferece encontros especiais para educadores e diversas atividades.

Fique de olho: o Festival do Rio 2014 acontecerá entre 24 de setembro e 08 de outubro.

domingo, 5 de outubro de 2014

Confira "Na Natureza Selvagem", resenha crítica do filme "Belle e Sébastien" por Bia Porto

Nos Alpes franceses, avô e neto saem à caça de uma fera que está atacando as ovelhas do povoado de Saint Martin, nas proximidades da Suíça. É emocionante, impressionante, impactante, incrível a sequência de abertura de Belle e Sébastien! Panorama aéreo das montanhas, fauna selvagem, tem até rapel. Segurem o fôlego, não vou contar mais detalhes para não estragar as surpresas.

O que mais posso dizer sobre este longa que integra a programação Internacional da Mostra Geração/Festival do Rio 2014? É forte candidato a preferido do júri popular infanto-juvenil. Os mais velhos também vão gostar. A obra é a terceira adaptação para as telas do romance “Belle et Sébastien”, da autora e atriz franco-americana Cécile Aubry (Paris, 1928 – Dourdan, 2010). As aventuras do menino Sébastien, 6 anos, e da cachorra Belle foram série de TV, na década de 1960, e anime japonês, nos anos de 1980. Belle & Sebastian, a banda de indie rock inglês, também escolheu seu nome em homenagem a esses cativantes personagens. Além desse interessante currículo, a história, que se passa em plena Segunda Guerra (1943), se desenrola em um enredo que nos faz lembrar o tipo de obra edificante, humanista, que contaminou a cinematografia mundial do período logo após o conflito.

Sébastien, que segue os bons exemplos de homens e mulheres da resistência francesa, vai formando o seu caráter num contato muito direto com a natureza, questão superatual. Gavião, veados, lobo, truta, sapo, muitos animais, além das ovelhas e do cão selvagem Belle, ensinam ética ao menino, em fotografia e montagem de planos belos e reflexivos sem serem cansativos para a concentração dos espectadores pequenos.

Para apaixonar mais ainda, o jovem ator Félix Bossuet (Paris, 2005) é encantador e cantador, é dele a voz quando ouvimos a música tema pela primeira vez. Destaque também para Tchéky Karyo (Istambul, 1953) que faz o nobre avô, conhecido do público brasileiro por suas participações em filmes como Eterno Amor (Un long dimanche de fiançailles), Roubando Vidas (Taking lives) e Joana d'Arc (Joan of Arc). Tecnicamente, a realização toda do longa é impecável, um filme com tudo o que as crianças pequenas merecem.

Aos educadores que saibam um pouco do idioma francês, ainda recomendo consultar os materiais pedagógicos disponibilizados pelo site oficial da produção: http://www.belleetsebastien-lefilm.com/

Bia A. Porto é formada em cinema pela UFF, mestre em Educação pela PUC-Rio e secretária executiva da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual – Rede Kino

Nenhum comentário: